top of page
Buscar

5 estratégias que combatem a inflamação

  • Foto do escritor: Adriana Lira Filbrick
    Adriana Lira Filbrick
  • 6 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura


Se você acompanha o mundo "fitness" provavelmente já ouviu falar de inflamação. Ela sempre é prejudicial? Ela pode ser útil? O que fazer para combater?


O que é inflamação e como afeta o seu corpo?


A inflamação tem 5 sinais: rubor, calor, dor, edema e perda de funçao. Obviamente, alguns podem ser notados com mais facilidade quando o tecido inflamado encontra-se na superfície corporal. É uma reação do sistema imune para defender nosso corpo do ataque de algum agente agressor.


No entanto, a inflamação pode ser potencialmente danosa, uma vez que em sua manifestação pode lesar o próprio organismo. Ela pode ocorrer quando você sofre de estresse crônico, tem um distúrbio autoimune ou obesidade. Este tipo de inflamação pode durar um período longo, danificando o corpo e potencialmente levando a problemas de saúde como artrite, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, depressão e câncer.


É por isso que a inflamação assumiu o centro das atenções nos últimos anos e é por isso que as estratégias destinadas a reduzi-la são tão populares. Muitas das recomendações antiinflamatórias estão relacionadas à sua dieta.


Quais são os 5 melhores estratégias no combate a inflamação?


A dieta anti-inflamatória é um tipo de alimentação baseada na ingestão de alimentos ricos em antioxidantes ao mesmo tempo que se evita o consumo de alimentos inflamatórios que contêm gorduras saturadas, açúcar e gordura trans.


  1. Inclua 3 a 5 tipos de frutas, verduras e legumes por dia. E alterne semanalmente as escolhas.

  2. Reduza o consumo de doces o máximo que puder

  3. Coma mais peixe e menos carne vermelha

  4. Use azeite de oliva, óleo de abacate ou óleo de linhaça para cozinhar ou temperar a salada

  5. Abuse das ervas e temperos naturais como: orégano, tomilho, coentro, salsa, hortelã, alecrim, cúrcuma/açafrão, canela, curry, alho, cravo, gengibre e cebola

Comments


© 2021 por Adriana Lira Nutricionista.

bottom of page